terça-feira, 18 de novembro de 2008

Nair Benedicto


Nair Benedicto nasceu em São Paulo no ano de 1940. Formou-se em Rádio e Televisão pela Universidade de São Paulo, aos 32 anos.
No mesmo ano, começou sua carreira como fotografa profissional na Alfa Comunicações.

Foi a primeira mulher a participar de muitas manifestações na década de 70. Seu trabalho modificou a visão que se tinha das classes minoritárias, pois fotografou a cultura popular noturna, embrenhando-se nos forrós populares e dissecando a posição da mulher.

Fundou, juntamente com Juca Martins, a Agência F4 de Fotojornalismo, uma das primeiras do país, em 1976.
Trabalhou com fotografias de índios e trabalhadores sem-terra, permitindo uma nova visão da população brasileira e do fotojornalismo. Foi delegada pela Unicef, durante os anos de 1988 e 89, com o objetivo de registrar a situação da mulher e da criança na América Latina.

É uma profissional reconhecida internacionalmente. O MoMa (Nova York), Simithsonian Institute (Washington) têm acervos permanentes de Nair, além do MAM (RJ) e do Masp (São Paulo). Realizou exposições em vários cantos do mundo como Cuba, Itália, França, Suiça, Equador, México.

Teve trabalhos publicados nas revistas Veja, IstoÉ, Marie Claire, Claudia, Ícaro, Vaccance, Stern, Paris-Match, BBC Ilustré, Zoom, entre outras.

Em 1991, saiu da F4 e fundou uma nova agência, a N Imagens.

Publicação da fotógrafa:

- 1980, A greve do ABC, uma greve vista por diferentes fotojornalistas, texto de Ricardo Kotcho.
- 1980, A questão do menor. fotografias de Juca Martins, Nair Benedicto, Wagner Avancini e textos de Elza Ferreira Lobo e Maria Nilde Mascellani.
- 1988, As melhores fotos de Nair Benedicto. Obras nas coleções do Museu de Arte Moderna Nova York, do Smithsonian de Whashington e do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro











Nenhum comentário: