sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Orlando Brito

Considerado um ícone do fotojornalismo brasileiro, o fotógrafo Orlando Péricles Brito começou a profissão no jornal "Última Hora", em 1964, quando tinha apenas 14 anos. A partir de então, não parou de aguçar seu olhar no sentido de enquadrar a realidade brasileira nas lentes da máquina fotográfica.

Fotografou para a revista "Veja" durante 16 anos, na qual chegou ao cargo de editor, e também para os jornais "O Globo" e "Jornal do Brasil". Fez inúmeras viagens, passando por mais de 50 países.

Brito trabalhou com vários temas, como política, economia, terras, índios, esportes, turismo e questões sociais. Em plena ditadura ele tinha ousadia e estava sempre atento para fotografar questões políticas e sociais. Mesmo que muitas de suas fotos não tenham sido publicadas, Brito sabia que seus cliques eram importantes para registrar a história do País. "Por mais que seja censurado, um jornalista não pode abdicar de sua obrigação de relatar com isenção aquilo que pode ver. Esta é a regra de todos e foi assim que trabalhei em tempos como aqueles", afirmou o fotógrafo.

O fotografo é autor de quatro livros de fotografia: "Perfil do Poder" (1982), "Senhoras e Senhores" (1992), "Poder, Glória e Solidão" (2002), "Iluminada Capital" (2003) e também está presente em mais 30 livros coletivos. Os dois primeiros são resultado da cobertura política que já havia desenvolvido.

O profissionalismo e a qualidade de seu trabalho resultaram em reconhecimento. Ganhou vários prêmios, dentre os quais o World Press Photo, do Museu Van Gogh, de Amsterdam, e o prêmio Abril de Fotografia.

Hoje, dirige sua própria agência de fotografias, a ObritoNews, trabalha em três livros simultaneamente, e ministra cursos. Mesmo assim, não parou de fotografar, pelo contrário, ele diz que agora é que está fotografando mesmo.

Mostras individuais
2003 – Centro Cultural Correios, Rio de Janeiro

Exposições coletivas:
1980 – 1ª Trienal de Fotografia, Museu de Arte Moderna de São Paulo
1991 – Um Sonho Intenso, Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand
1993 – Contrastes e Confrontos, Funarte, Rio de Janeiro
1995 – Fotografia Brasileira Contemporânea, Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro
1995 – Bienal Fotojornalismo Brasileiro, Fundação Bienal, São Paulo
2002 – Fotografias no Acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo

Publicações:
- Perfil do Poder. Brasília: Editora Ágil Fotojornalismo, 1981
- Poder: Glória e Solidão. São Paulo: Terra Virgem, 2002.



Nenhum comentário: