quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Realidade e Ficção na trama fotográfica - Boris Kossoy

Grupo F: Otávio Portugal, Luiz Manghi, Gabriela Farinha, Iohana Ruiz


Realidade e Ficção na trama fotográfica


O livro “Realidade e ficção na trama fotográfica”, de Boris Kossoy, trata do universo fotográfico, levando em consideração a realidade, o nível social e cultural de cada fotógrafo. A obra conta com um conjunto de publicações, estudados por kossoy, que revelam as diferentes faces da fotografia.

Nesse campo existem, o que ele chama, de interrupção temporal e recorte espacial. No primeiro, o registro da imagem ocorre em apenas uma parte de um grande acontecimento. Por exemplo, tem uma multidão de jovens fazendo uma passeata, o fotógrafo vai escolher o melhor momento e a cena mais impactante para fazer a fotografia. O segundo é uma conseqüência do primeiro, pois para representar um grande fato é preciso uma foto, de um determinado acontecimento, ou seja, um recorte dessa ação.

Existem a primeira realidade e a segunda realidade. A primeira, consiste no olhar do fotógrafo e a segunda, na interpretação e no olhar crítico do público.
Será somente através da sensibilidade, do constante esforço de compreensão dos documentos e do conhecimento multidisciplinar do momento histórico fragmentariadamente (ou seja, através da fotografia) retratado que poderemos ultrapassar o plano iconográfico: o outro lado da imagem além do registro fotográfico” (Boris Kossoy)
No produto final, a foto, vai causar diferentes sensações em diferentes pessoas, dependendo dos costumes de cada um. A cultura vai ser um fator importante, tanto por parte do fotografo quanto por parte do público.

A fotografia é composta por três fatores: Identidade nacional, reconstituição histórica e arquivos. A concepção do olhar fotográfico é um conjunto desses elementos. Ao transmitir uma imagem, é preciso saber qual informação ela vai carregar. A foto tem que está formada na cabeça do fotógrafo antes do clique. Com várias seqüências de imagens é possível reconstituir uma ação. No futuro, o arquivamento dessas imagens, passar a ser uma história de uma determinada época.


As manipulações das imagens (construções de fatos para serem fotografados) tornam a fotografia uma ficção. Segundo Kossoy, essa montagem cria dentro de uma realidade uma outra realidade, o que faz divergir do verdadeiro significado do dia a dia. Nos meios de comunicação ela se tornou importante, porque uma foto fala mais que mil palavras. Um impacto é você ler e imaginar a cena o outro é você enxergar o que, de fato, aconteceu.

No campo publicitário isso é muito comum. Em propagandas de bebidas alcoólicas, os produtos são sempre relacionados com sexo, mulher e futebol(este último é referência ao gosto dos brasileiros). As de cigarro mostravam o espírito aventureiro e intelectual. Apesar dos males que esses produtos causam, eles são muito consumidos por causa de uma ficção criada em cima deles.

Nenhum comentário: